terça-feira, 11 de maio de 2010

ESTUDO COMPROVA QUE PECUARIA NO PANTANAL PRESERVA MEIO AMBIENTE

As informações confirmam estudos anteriores que comprovavam a sustentabilidade da pecuária no bioma.
O relatório "Monitoramento das alterações da cobertura vegetal e uso do solo na Bacia do Alto Paraguai - Porção Brasileira" foi coordenado pela WWF-Brasil, com a participação de outras quatro ONGs e sob consultoria técnica da Embrapa Pantanal.
O estudo mostrou que a pecuária tradicional e extensiva praticada no Pantanal brasileiro contribuiu para conservação de 87% da vegetação da região. A situação já era de conhecimento de técnicos e pecuaristas que trabalham e vivem naquele bioma. O que faltava eram informações técnicas que agora foram levantadas por este trabalho.
José Aníbal Comastri Filho, chefe-geral da Embrapa Pantanal, lembra que a pecuária é praticada no Pantanal há 270 anos e o bioma é o mais conservado do país. "O Pantanal deveria servir de exemplo para outros biomas e até para outras regiões do mundo. O que outros países estão fazendo para garantir a conservação da vegetação nativa de seus biomas? Há poucas informações neste sentido".
O pesquisador lembra que os resultados do estudo demonstram que a produção pode conviver com o meio natural, adaptando-se às suas condições e gerando menor impacto sobre a biodiversidade e os demais serviços ecossistêmicos. Comastri defende ainda que o Poder Público crie mecanismos de compensação ambiental para os produtores que ajudaram a conservar o Pantanal. "Eles precisam ter acesso a algum benefício para que continuem explorando a região da forma tradicional, como sempre fizeram. Graças a eles os brasileiros conseguiram manter praticamente intacto o Patrimônio da Humanidade", disse.
Fonte: Embrapa Pantanal Corumbá (MS)

Agropecuária NUTRIVERDE® - Um novo conceito em Saúde Animal - Todos os Direitos Reservados
Rua Dom Bosco, 940 - Castelo - CEP 14.300-000 - Batatais-SP
CNPJ: 10.968.775/0001-09 - IE: 208.119.588.119 - 
SAC: agropecuaria.nutriverde@hotmail.com
FONE: Tim (16) 98135-2934 - WhatsApp: +55 (16) 98135-2934
Copyright © 2009-2020 - Blog designed by Sérgio Raymundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Aproveite e deixe aqui o seu comentário.