domingo, 22 de maio de 2016

O COLOSTRO NA CRIAÇÃO DE BEZERRAS

Qual a importância do correto fornecimento de colostro na criação de bezerras?
O colostro nada mais é que o primeiro leite liberado pela vaca nos primeiros dias após o parto. Possui aparência amarelada e viscosa, com alta quantidade de sólidos e elevado valor nutritivo. Rico em gorduras e proteínas, sendo a primeira responsável pelo fornecimento de energia aos animais e a segunda além de participar do metabolismo confere proteção contra doenças, que são os anticorpos ou imunoglobulinas.
Os bovinos possuem a placenta diferenciada de outros animais não permitindo a passagem de anticorpos da mãe para o feto. Portanto as bezerras irão adquirir imunidade passiva contra doenças a partir da ingestão do colostro, até que seu organismo tenha capacidade de produzir suas próprias imunoglobulinas, que acontece na segunda ou terceira semana de vida (SALLES, 2011).
A transferência de imunidade ocorre até as primeiras 24 horas vida, após as células do intestino delgado se fecham e não permitem dos anticorpos para a corrente sanguínea, que irão atuar contra patógenos. O primeiro fornecimento do colostro deve ocorrer nas três primeiras horas de vida, pois é quando ocorre a máxima absorção intestinal associado ao pico de secreção de anticorpos no colostro. O volume oferecido deve ser de 10% do peso vivo do animal divididos em diversas refeições diárias (LEITE,2012).
O método de fornecimento é determinado pelo produtor levando em consideração a eficiência de absorção intestinal, momento da primeira ingestão e volume do colostro consumido. Salientando que quando a bezerra permanece com a mãe após o nascimento o produtor perde o controle sobre o momento da primeira ingestão e quantidade ingerida, além de ficar em contado com microorganismos causadores de doenças.
Se o objetivo é obter uma vaca saudável, produtiva e longeva é necessário garantir inicialmente um manejo eficiente na criação das bezerras. Desta maneira é necessário dar atenção especial a colostragem, manejo sanitário e nutricional nos primeiros dias de vida do animal.
Fonte: Folha Agrícola - http://folhaagricola.com.br/artigo/qual-a-importancia-do-correto-fornecimento-de-colostro-na-criacao-de-bezerras - Artigo publicado na edição de maio/16 por Viviann Y. Einsfeld- Acadêmica de Agronomia – UTFPR-DV - einsfeld.viviann@gmail.com
Imagem: Colostrum Quality
Agropecuária NUTRIVERDE® - Um novo conceito em Saúde Animal - Todos os Direitos Reservados
Rua Dom Bosco, 940 - Castelo - CEP 14.300-000 - Batatais-SP
CNPJ: 10.968.775/0001-09 - IE: 208.119.588.119 - 
SAC: agropecuaria.nutriverde@hotmail.com
FONE: Tim (16) 98135-2934 - WhatsApp: +55 (16) 98135-2934
Copyright © 2009-2020 - Blog designed by Sérgio Raymundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Aproveite e deixe aqui o seu comentário.