quinta-feira, 21 de julho de 2011

EMBRAPA CONDUZ PROVA DA RAÇA CANCHIM

Embrapa Gado de Corte conduz prova de ganho de peso da raça Canchim
Campo Grande/MS
Animais com bom desempenho e que ofereçam retorno na produção de carne são alguns dos objetivos de duas Provas de Ganho de Peso que estão sendo realizadas com bovinos da raça Canchim. A ferramenta, muito utilizada pelas associações de criadores de raças bovinas, visa identificar animais superiores nos aspectos de desempenho e genética. Há três modalidades de Prova de Ganho em Peso à disposição dos criadores: a pasto, confinamento, e para animais de dupla aptidão.
As duas provas que estão em andamento em quatro currais nas instalações Malibu, em Campo Grande, MS, são da modalidade confinamento e somam 283 garrotes com idade média de 8 meses.
As provas em andamento desde os meses de abril e julho estão sendo orientadas pelo pesquisador Roberto Torres, da Embrapa Gado de corte - uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e a coordenação técnica a cargo do médico-veterinário Maury Dorta, da Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN).
Os animais deram entrada na Prova com peso médio de 230 quilos e durante os 154 dias de teste passarão por mais duas pesagens e outras avaliações comercialmente importantes para raça de corte. Serão analisados, por exemplo, além do ganho de peso, a área do olho de lombo, espessura de gordura, conformação frigorífica dentre outros. O término das Provas está previsto para os meses de outubro e dezembro, primeiro e segundo lotes, respectivamente.
No confinamento Malibu, os animais recebem no cocho uma alimentação balanceada; concentrado a base de farelo de milho, soja e aveia; concentrado de bagaço de cana e micro elementos. Os animais que entraram primeiro na Prova, já passaram por uma pesagem, a segunda acontece no início do mês de agosto e a última no dia 1º de outubro. Até agora o ganho médio de peso dos animais foi de 1.350 quilos, “por serem animais recém desmamados e criados a campo, os índices são considerados muito interessantes”, informa Maury Dorta.
Os animais Canchim participantes das provas são provenientes de 22 fazendas dos estados de GO, SP, PR, MG e MS. “As provas são abertas para todos criadores”, informa o pesquisador da Embrapa Roberto Torres que lembra: “estas iniciativas devem inspirar outros grupos a ingressarem em provas como estas, cujos trabalhos de melhoramento levam ao progresso genético da raça”.
Provas de ganho de peso são utilizadas para avaliar animais de desempenho superior e seus filhos provarem genética superior. É uma ferramenta do melhoramento que visa identificar animais que possam trazer o melhor retorno para a produção de carne.
Fonte: Embrapa Gado de Corte - Foto: Maury Dorta - Extraído do Site: http://www.paginarural.com.br/noticia/154895/embrapa-gado-de-corte-conduz-prova-de-ganho-de-peso-da-raca-canchim
Agropecuária NUTRIVERDE® - Um novo conceito em Saúde Animal - Todos os Direitos Reservados
Rua Dom Bosco, 940 - Castelo - CEP 14.300-000 - Batatais-SP
CNPJ: 10.968.775/0001-09 - IE: 208.119.588.119 - 
SAC: agropecuaria.nutriverde@hotmail.com
FONE: Tim (16) 98135-2934 - Claro (16) 99300-0758 - WhatsApp (16) 99300-0748
Copyright © 2009-2017 - Blog designed by Sérgio Raymundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Aproveite e deixe aqui o seu comentário.