quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

BOI NA SOMBRA

Ponha seu Boi na Sombra
Manter as pastagens arborizadas pode trazer grandes vantagens para a pecuária e também para o consumidor de carne e leite. Além de criar um ambiente confortável para os bovinos e outras espécies animais, a arborização colabora com a preservação do ambiente, com a diminuição do estresse entre os animais, e, consequentemente, com o aumento da produtividade nas propriedades rurais e a qualidade do produto final.
Além disso, as árvores são importantes neste ambiente, pois ciclam os nutrientes do solo, promovem a biodiversidade de flora e fauna, geram um ambiente de maior conforto para quem trabalha com o gado, além de agregar renda extra para a propriedade através da adoção do manejo agrosilvopastoril.
Focada na implantação deste conceito, a ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - vem trabalhando na estruturação de uma campanha com o slogan “Ponha seu Boi na Sombra”. A campanha, que deverá se intensificar a partir deste ano, usará os vários canais de comunicação da entidade para divulgar a ideia entre os produtores rurais. A proposta é aproveitar o crescente debate sobre a recuperação das pastagens no Brasil e incluir a arborização neste processo.
Estima-se que dos 173 milhões de hectares de pastagens existentes no Brasil, 70% apresente algum grau de degradação. Outro dado significativo é que a produtividade das pastagens brasileiras cai, em média, 30% entre o primeiro e o segundo ano após a formação da pastagem e após o quinto ano a produtividade cai em média 50%. Esta queda é quase totalmente devida à baixa na fertilidade do solo.
Muito mais do que aumentar a produtividade, garantir o bem-estar animal e diminuir a pressão pela abertura de novas áreas para pecuária e agricultura, o Brasil precisa investir na recuperação das pastagens como política pública para alcançar as metas de redução da emissão de Gases do Efeito Estufa, dentro do prazo estabelecido pelo Acordo de Copenhague. Neste cenário, a recuperação de pastagens é extremamente importante uma vez que estimula o sequestro de carbono, evitando assim, o aquecimento global.
A ABCZ acredita que por ser uma atividade perene, ou seja, com um ciclo de vida mais longo, a pecuária permite um manejo mais harmônico com o ambiente, dando as pastagens uma característica de grandes bosques. Existem inúmeras experiências com grande sucesso realizadas por pecuaristas tradicionais que a muito descobriram as vantagens da arborização dos pastos. Além de formarem verdadeiros bosques, estes produtores rurais seguem dando exemplo de que é possível fazer uma pecuária cada vez mais moderna, competitiva e, acima de tudo, sustentável.
Por João Gilberto Bento - Zootecnista e superintendente de Marketing e Comercial da Associação Brasileira e Criadores de Zebu (ABCZ) - Uberaba/MG - E-mail: marketing@abcz.org.br
Foto: http://blogs.ruralbr.com.br/agronegociomineiro/2011/11/10/ponha-seu-boi-na-sombra/
Agropecuária NUTRIVERDE® - Um novo conceito em Saúde Animal - Todos os Direitos Reservados
Rua Dom Bosco, 940 - Castelo - CEP 14.300-000 - Batatais-SP
CNPJ: 10.968.775/0001-09 - IE: 208.119.588.119 - 
SAC: agropecuaria.nutriverde@hotmail.com
FONE: Tim (16) 98135-2934 - WhatsApp: +55 (16) 98135-2934
Copyright © 2009-2020 - Blog designed by Sérgio Raymundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Aproveite e deixe aqui o seu comentário.